quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Bernese - Boiadeiro Bernês


Eu quero uuuuuuuuum! #comofaz?
Há alguns dias eu tô numa pesquisa intensa sobre essa raça : Boiadeiro Bernês
Estou apaixonada pela raça, NECESSITO de um! :D
Olha que lindos, que tchutchucos, que tchop tchura!!!!!! *----*

Essa raça é da suíça, mas já existem alguns canis especializados no Brasil! (pra minha felicidade!)
A origem do nome "Bernese Mountain Dog" vem da expressão alemã "Berner Sennenhund", que significa cão Pastor dos Alpes Berneses. O primeiro nome da raça foi "Dürrbäch", em homenagem ao lugar onde esses cães eram vendidos.


A raça surgiu graças aos soldados romanos que, quando invadiram a Suíça trouxeram os cães da raça Mastiff para fazer guarda e pastoreio. O cruzamento do cão dos romanos com cães pastores, que viviam no interior da região de Berna, na Suíça, deu origem a quatro raças montanhesas suíças: Swiss Mountain Dog, Appenzel Mountain Dog, Entlebucher Sennenhund e Bernese Mountain Dog.
Os cães pastores suíços que deram origem aos berneses eram utilizados pelas fazendas para fazer guarda, pastorear gado e ovelhas e carregar pequenas carroças com leite. Nesta época, os berneses eram chamados por vários nomes descritivos, como "bochecha amarela", "quatro olhos", "cães da fábrica de queijos", etc.

O Bernese já esteve perto da extinção, quando as fazendas pararam de usar seus cães para puxar carroças. A persistência da raça é atribuída ao professor Albert Heim, criador de Terranova (Newsfoundland), no início do século XX. Em 1948, o temperamento da raça suavizou e seu tamanho aumentou após o cruzamento com um exemplar da raça Terranova. Este processo culminou com a criação do padrão oficial da raça, publicado pela primeira vez em 1973.


Ainda hoje muitos clubes americanos e europeus realizam provas em que os Berneses são testados quanto à sua habilidade de puxar as pequenas carroças (sledding). Sua grande força e sua capacidade de suportar temperaturas muito baixas vêem desta mistura de raças.

Os Berneses Mountain Dogs não devem ser gigantes. Sua característica ideal é que ele seja forte, habilidoso, dócil e amigo. Por esses e outros motivos, a raça é muito indicada para o convívio familiar.

Os Berneses são sempre alertas, cheios de energia, atenciosos, companheiros e amigos. Eles têm boa índole e não são tímidos, eles se apegam às pessoas da família e costumam desconfiar de estranhos, mas atitudes agressivas são muito raras.

Embora sejam "avantajados" no tamanho físico, os berneses são doces e necessitam de muito contato com humanos, por isso devem ser considerados membros da família. Esses bichões são bastante gentis e delicados para o seu tamanho, além de serem leais, afetuosos...

São inteligentes, mas necessitam de paciência e de um treinamento consistente. Latem raramente. São considerados bons cães para dar o alarme, mas não são considerados cães de guarda, porque dificilmente tomam a iniciativa de um ataque ou de alguma atitude realmente ameaçadora. Normalmente são reservados com estranhos, mas não são tímidos ou medrosos se uma socialização apropriada foi dada quando jovens.

Atividade física moderada é suficiente na vida destes cães, e por isso são boas companhias para caminhadas curtas. Apesar de ter sido originalmente usado para trabalho na fazenda, suas funções eram basicamente puxar carroças leves e pastoreio de gado. Outra característica que pode ser surpresa para pessoas que estão pensando em ter um bernese, ou boiadeiro bernês como também é chamado no Brasil, é que eles não são "retrievers" naturais e nem inclinados à caça.

Berneses são aparentemente cães perfeitos para qualquer um, mas com um olhar mais atento, podemos observar que estes não são cães para morar em apartamento e nem tampouco para ficar isolado no jardim de uma casa. O dono de um bernese deve estar preparado para reservar parte do seu tempo de folga para interagir com o cão, e também estar disposto a deixar o peludo fazer parte da rotina diária da família.


Tá, deu pra perceber que eu fiquei bem encantada (apaixonada) por eles né????
É agora que eu grito, esperneio e peço um? Ok...

PAAAAAAAAAAAAAAI, MÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃE! EU QUERO UM BOIADEIRO BERNÊS!!!!!!!!! *_______*


Grande Beijo,

@JuliennMurray

MeuFaceBook

MeuForms

3 comentários:

Anônimo disse...

O nome dele não e boiadeiro bernes . E pastor bernese .que absurdo o site devia colocar o nome creto.!...

Anônimo disse...

eu tenho um que esta com tres meses eu tenho que doar pq não tenho espaço pra ele que precisa de um lugar pra correr e brincar,meu email é jairosantosjose41@hotmail.com ja esta vermifugado e vacinado.

Anônimo disse...

eu estive na Europa em desembro e o meu hotel tinha um desses de estimaçã, eles são muito fofos.